Dia da/o Assistente Social

Dia da/o Assistente Social


"Valorize esta profissão, que defende direitos, e está sempre ao lado da população!"

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

15 de maio

Dia da/o Assistente Social

Assistência Social é uma das principais áreas de atuação de assistentes sociais no Brasil. As/os profissionais contribuíram e contribuem na incidência política, na gestão e no atendimento direto da população mais vulnerável e com direitos violados, para a provisão de serviços e benefícios.

A Lei Orgânica de Assistência Social é resultado da atuação política de Assistentes Sociais que, por meio do Conselho Federal e dos Regionais de Serviço Social, em aliança com demais organizações, protagonizaram umas das principais conquistas no âmbito do Estado Democrático de Direito: a proteção não contributiva. A construção e implementação do Sistema Único de Assistência Social contou com a importante atuação de assistentes sociais que estão presentes em todos os 5.570 municípios, no compromisso ético-político de defender e participar da construção de uma seguridade social universal, pública e democrática.

Para Andrea Lauande, assistente social e presidenta do Congemas, "o dia 15 de maio é dia de luta, de reafirmar compromissos, de valorizar esta profissão que está na linha de frente no combate ao novo coronavirus (Covid19). É dia de nos solidarizarmos com as famílias de assistentes sociais que perderam suas vidas para a Covid19, de reforçarmos a agenda política construída coletivamente, por um Suas amplo, forte, para a garantia da proteção social agora e após a pandemia."

As condições éticas e técnicas de trabalho também dependem das condições políticas e institucionais no Suas. Por isso é fundamental "reverter o desfinanciamento, assegurar as bases que estruturam o Suas, fortalecer o pacto federativo. Queremos também agradecer aos diversos assistentes sociais que estão na gestão, nas prefeituras, no parlamento, defendendo esta política, materializando nosso projeto ético-político profissional", concluiu Andrea.

Assistentes Sociais atuam na gestão social, no planejamento; nos conselhos; na vigilância socioassistencial; no atendimento no âmbito dos serviços e benefícios, promovendo condições de fortalecimento de capacidades protetivas, de vínculos socioemocionais, de construção de projetos de vida, por territórios e cidades mais justas e humanas.

 

"Valorize esta profissão, que defende direitos, e está sempre ao lado da população!"

 

Fotos do atendimento socioassistencial: Fotógrafo Evandro Filho - Prefeitura de São Luís/MA