AGE prorroga gestão da atual Diretoria

AGE prorroga gestão da atual Diretoria


Diretoria Nacional terá mandato até 1º de março de 2021

 

AGE prorroga gestão da atual diretoria do Congemas

Diretoria Nacional terá mandato até 1º de março de 2021

 

 

14 de setembro

Foi realizada no dia 21 de agosto, através de plataforma virtual (zoom), Assembleia Geral Extraordinária (AGE) do Colegiado Nacional de Gestores Municipais e Assistência Social – Congemas, onde, por deliberação, foi prorrogado o mandato da atual diretoria até o dia 1º de março de 2021.

A Diretoria Nacional do Congemas e os delegados representantes dos Estados Brasileiros vinculados aos Colegiados Estaduais de Gestores Municipais de Assistência Social – Coegemas, foram convocados e deliberaram sobre: 1- A manutenção do calendário eleitoral e realização de eleições virtuais; 2- Prorrogação dos atuais mandatos da Diretoria (gestão 2018-2020), frente o cenário de pandemia – Covid 19; ou 3- Nova alternativa apresentada pela Assembleia Geral, desde que abarcada pela legalidade, juridicidade e excepcionalidade.

Andréia Lauande, presidente do Congemas, colocou o primeiro ponto em pauta com a apresentação das três propostas. Contudo, não foi manifestada nenhuma adição referente a terceira proposta. A votação dos/as delegados/as definiu, por unanimidade, a proposta 2, de prorrogação dos mandatos da atual diretoria, visto a conjuntura atual. A presidente esclareceu que foi votada por aclamação a proposta 2 e atual mandato será prorrogado de 31 de agosto de 2020 até 1º de março de 2021.

O formato da Assembleia Geral atendeu as orientações sanitárias da Organização Mundial da Saúde – OMS, e órgãos nacionais de saúde pública, visto o cenário ainda incerto dos efeitos e duração da pandemia do Covid-19. No início da AGE, a assessoria jurídica do Congemas, representada pela Dra. Juliana Miranda, falou sobre as regras e rito da Assembleia. A advogada citou a Lei nº 14.010/2020, que respalda o processo de realização da reunião de forma virtual, em consideração a situação de calamidade em saúde pública decorrente a pandemia do novo coronavírus.

A presidente do Congemas, Andréia Lauande, fez um balanço da atual gestão do Colegiado e falou do planejamento realizado com a participação de todos os Coegemas para o ano de 2020, mas como a pandemia fez a direção do Congemas adotar novas estratégias para lutar pela manutenção e garantia do SUAS, como a iniciativa de realizar os Diálogos com o Congemas e os Atos Públicos Virtuais Pluripartidários em Defesa do SUAS.

 

CONFIRA

 

DIRETORIA DO CONGEMAS (GESTÃO 2018/2021 – 1º MARÇO)

ATA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DE 21 DE AGOSTO DE 2020 – AGE 21/08/2020