Busca Ativa Escolar
CONGEMAS É CONVIDADO PARA AVALIAÇÃO DA ESTRATÉGIA BUSCA ATIVA ESCOLAR
CONGEMAS É CONVIDADO PARA AVALIAÇÃO DA ESTRATÉGIA BUSCA ATIVA ESCOLAR
23 de fevereiro de 2021
Na tarde desta segunda-feira (22), os secretários Elias Oliveira (Foz do Iguaçú/PR) e José Arimatéia Oliveira (Acaraú/CE), representantes do Congemas, participaram de reunião virtual a convite da Undime e UNICEF, para avaliação da estratégia Busca Ativa Escolar (BAE), após 3 anos e cinco meses da sua implementação.
De acordo com Ítalo Dutra, Chefe de Educação do UNICEF, a intenção da avaliação é entender o “novo olhar sobre a busca ativa”, as diferentes formas de implementação, seus avanços e gargalos, de modo a identificar lições, boas práticas e inovações para explorar maneiras de aprimorar às estratégias.
O encontro se deu de forma virtual com a proposta de um conjunto de avaliações considerando as fases e o processo de implantação BAE em estados e municípios. Parceiros como Itaú Social, CENPEC, Aprendiz e UNCME, além de alguns estados e municípios também foram convidados para opinar sobre as estratégias.
Para avaliação foi realizada discussão em 6 dimensões: Metodologia; Ferramenta tecnológica e seu uso; Regime de colaboração entre municípios e estados; Intersetorialidade; Intersecções com a violência; e Apoio da coordenação nacional.
Segundo o secretário Elias, a reunião foi extremamente produtiva “a partir das falas colocadas pelos municípios e estados que já implantaram a busca ativa, que tiveram a oportunidade de dividir seus problemas, avanços e, com isso, dar a oportunidade aos coordenadores e parceiros de pensar na ampliação de estratégias.”.
O futuro presidente do Congemas ressaltou a importância do programa e o caracterizou como fundamental para enfrentamento e combate à evasão e abandono escolar. “É uma estratégia assertiva que permite diante de circunstâncias que correspondem a expressões de questão social vivenciada pelos estudantes e suas famílias, se promova o processo de inclusão social pela via da Educação, discutindo e reafirmando, a dimensão protetiva na educação, no enfrentamento às desigualdades sociais do estado brasileiro.”.
Durante a reunião foi apresentado os desafios da BAE para 2021: Readesão dos municípios; Fortalecimento dos estados; BAE no planejamento de reabertura segura das escolas, e Avaliação da estratégia.
Como encaminhamento, será elaborado um termo de referência de acordo com as contribuições colocadas nas dimensões, para contratação de empresa que irá avaliar, de forma ampla, o programa Busca Ativa Escolar.
SAIBA MAIS
RENOVAÇÃO DE ADESÃO DOS MUNICÍPIOS
RECONHECIMENTO PÚBLICO DA BUSCA ATIVA ESCOLAR MUNICÍPIOS SELO UNICEF 2017-2020
GUIA BUSCA ATIVA ESCOLAR EM CRISES E EMERGÊNCIAS
MATÉRIAS RELACIONADAS
Parceria Congemas/UNICEF lança 2º caderno para atuação no cenário de emergências
Por Danielle Cantanhede