Congemas e UNICEF lançam cadernos de atuação em emergências
Parceria elaborou material de apoio à rede de Proteção Social Básica do SUAS
Congemas e UNICEF lançam cadernos de atuação em emergências
Parceria elaborou material de apoio à rede de Proteção Social Básica do SUAS
27 de fevereiro de 2021
A parceria do Congemas com o UNICEF lançou, oficialmente, na quinta-feira (25), através de live nos canais do facebook do Congemas, UNICEF Brasil e Frente Nacional em Defesa do SUAS e da Seguridade Social, dois cadernos com diretrizes e contribuições para fortalecer os serviços que compõem a rede de Proteção Social Básica (PSB) do SUAS no contexto das emergências socioassistenciais.
|
A professora Jucimeri Silveira (PUCPR), integrante da Frente Nacional em Defesa do SUAS, conduziu o encontro virtual com as convidadas: Andréia Lauande, presidenta do Congemas; Florence Bauner, representante do UNICEF no Brasil; Liliana Chopitea, chefe de Políticas Sociais, Monitoramento e Avaliação do UNICEF no Brasil; e Renata Ferreira, consultora do UNICEF no Brasil em Proteção Social.
A presidenta do Congemas falou sobre a importância da parceria para os municípios diante da pandemia, visto os desafios para a organização dos serviços e benefícios, as dificuldades e adaptações dentro de um cenário de desfinanciamento, mas que precisava dar respostas.
Os cadernos: Diretrizes e Orientações Gerais para preparação dos Centros de Referência de Assistência Social - CRAS em contextos de Calamidades e Emergências e da pandemia da COVID-19; e Contribuições para a adaptação e o aprimoramento dos serviços de proteção social básica do SUAS no contexto de calamidade, emergência e pandemia da COVID-19; foram elaborados conjuntamente, e servem como ferramentas de apoio para atuação dos/as gestores/as e trabalhadores/as nas situações descritas.
Além disso, auxilia na preparação a tais situações, com linguagem visual e escrita atrativa, construída sobre as evidências de uma pesquisa com 1.020 gestores municipais da assistência social.
Liliana Chopitea ressaltou a dedicação para “identificar os principais desafios enfrentados pelos CRAS, tanto em emergências e calamidades em geral, como considerando o novo contexto de isolamento, prevenção de contágio e asseveramento da pobreza e da fome.”.
De acordo com a Profª. Jucimeri: “A pandemia afeta toda a humanidade, mas atinge especialmente, as populações que vivenciam situações de maior desigualdade, vulnerabilidade e desproteção. É preciso agir local e globalmente, para mitigar os efeitos da crise, produzir novas respostas, encontrar novos caminhos políticos, sociais e institucionais.”, avalia.
Todo conteúdo nas publicações respeita as diretrizes normativas do SUAS e foi elaborado a partir das responsabilidades dos entes federados.
BAIXE OS CADERNOS
Diretrizes e Orientações Gerais para preparação dos Centros de Referência de Assistência Social - CRAS em contextos de Calamidades e Emergências e da pandemia da COVID-19
Contribuições para a adaptação e o aprimoramento dos serviços de proteção social básica do SUAS no contexto de calamidade, emergência e pandemia da COVID-19.
ASSISTA
22/10/20 - LANÇAMENTO DO ESTUDO SOBRE PROTEÇÃO E DESPROTEÇÃO SOCIAL NO SUAS
24/09/20 - DIÁLOGOS CONGEMAS E UNICEF - APRESENTAÇÃO SOBRE OS DESAFIOS E AS BOAS PRÁTICAS EM EMERGÊNCIAS. LANÇAMENTO DA PRIMEIRA FERRAMENTA DE APOIO AOS CRAS EM SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA.
16/06/20 - DIÁLOGO CONGEMAS E UNICEF - NOVAS ESTRATÉGIAS E SOLUÇÕES.
Parceria do Congemas com UNICEF Brasil
Parceria Congemas/UNICEF lança 2º caderno para atuação no cenário de emergências
Por Danielle Cantanhede