Cadastro Único ganha Observatório interativo
23 de novembro de 2023
Cadastro Único ganha Observatório interativo
CONGEMAS participou do lançamento da nova ferramenta criada pelo MDAS para contribuir com a gestão da informação no planejamento e qualificação do Cadastro Único nos territórios
23 de novembro de 2023
A convite do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDAS), o presidente do Congemas, Elias Oliveira, e a presidenta eleita para a gestão (2023/2025), Penélope Andrade, participaram na última terça-feira (21), em Brasília/DF, da cerimônia de Lançamento do Observatório do Cadastro Único, painel interativo com dados estatísticos do CadÚnico para realização de diagnóstico, monitoramento e avaliação de políticas públicas.
O Observatório do Cadastro Único facilitará a análise de dados do Cadastro Único tanto para estados e municípios envolvidos na gestão e operação dessa base de dados, como por profissionais que atuam no planejamento, monitoramento e avaliação de políticas públicas, ou em estudos e pesquisas. Os dados disponibilizados serão agregados em nível familiar, além de possibilitar agregações por municípios, estados, regiões, e território de CRAS, facilitando a atuação da Vigilância Socioassistencial e as ações de Busca Ativa.
O presidente Elias avaliou o Observatório como uma ferramenta fundamental, parte do SUAS, que permitirá enxergar o território brasileiro de forma ampla, “com um olhar alargado” e o conhecimento das diferenças e diversidades presentes nos 5.568 municípios. “A proteção social precisa alcançar tudo isso. Que todas e todos nós possamos hoje assumir o compromisso de ter o Observatório como uma das linhas mestras de defesa e de consolidação da proteção social no SUAS, mas também na sua concepção mais ampla, no estado brasileiro.”, colocou Elias, que também é secretário municipal de Assistência Social de Foz do Iguaçu/PR.
Nas palavras de Letícia Bartholo, secretária nacional de Gestão do Cadastro Único (SAGICAD), o Observatório do Cadastro Único “é uma inovação brasileira, quiçá mundial. É um painel que traz informações socioeconômicas de mais de 40 milhões de famílias. É um painel que fortalece as funções de planejamento e gestão da Assistência”, destacou.
Foto: André Oliveira/ MDS |
A secretária nacional ainda orientou e explicou algumas das informações que podem ser idenficadas, principalmente pelos municípios, a partir da observação dos dados presentes no Painel, como quantas famílias existem com pessoas com deficiência e não têm acesso à saneamento básico, ou mesmo quantas pessoas estão protegidas pela proteção social não contributiva ou contributiva brasileira, mostrando trajetória e rotas de proteção. "Olhemos os dados do cadastro com sabedoria e afeto. Não só para olhar, nem fazer diagnóstico. Vamos olhar para agir e garantir que o Brasil saia do mapa da fome e garantir que as pessoas não tenham só direito à comida, porque a gente quer comida, diversão e arte”, finalizou.
Assista na íntegra como foi o lançamento do Observatório do Cadastro Único
SAIBA MAIS
Informe Cadastro Único nº 26 - 20 de novembro de 2023
Por Danielle Cantanede / ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Com informações do MDAS.