Conferências de Assistência Social 2021
CNAS publica informes sobre Eixos e Acessibilidade
Conferências de Assistência Social 2021
CNAS publica informes sobre Eixos e Acessibilidade
22 de abril de 2021
O Conselho Nacional de Assistência Social - CNAS publicou hoje (22), dois informes sobre as Conferências de Assistência Social 2021, com orientações informações sobre os eixos que irão nortear o debate durante e processo conferêncial de 2021. Este ano, a 12ª Conferência Nacional de Assistência Social terá como tema "Assistência Social: Direito do povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social".
O Informe n.1/2021 traz orientações temáticas e organizativas para as Conferências Municipais de Assistência Social, com os temas dos cinco eixos, instrumental para registro do processo conferencial e quantidade de deliberações por ente federativo.
De acordo com o informe, o CNAS aprovou 5 eixos visando qualificar a avaliação da política de assistência social e a proposição de deliberações que tragam diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único da Assistência Social - SUAS nos municípios, estados, Distrito Federal e União.
EIXO 1 – A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades.
EIXO 2 – Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.
EIXO 3 - Controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários.
EIXO 4 - Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social.
EIXO 5 - Atuação do SUAS em Situações de Calamidade Pública e Emergências.
O Informe n.2/2021 aponta recomendações aos Conselhos para garantir a acessibilidade nas Conferências de Assistência Social. Segundo informativo, a Comissão Organizadora deverá garantir atendimento diferenciado e prioritário às pessoas com deficiência física, auditiva, visual, intelectual e múltipla ou pessoas com mobilidade reduzida, bem como às pessoas com idade igual ou superior a sessenta anos, gestantes, lactantes e pessoas com crianças de colo, diferença acentuada de peso, de altura, distúrbios alimentares, entre outros, permitindo que essas alcancem sua autonomia pessoal, de forma total ou assistida.
As Conferências Municipais de Assistência Social deverão acontecer no período de 3 de maio a 31 de agosto de 2021, conforme calendário divulgado pelo CNAS.
SAIBA MAIS
Todas as informações sobre a Conferência Nacional de Assistência Social estão disponível no blog do CNAS: https://www.blogcnas.com/12-conferencia-nacional