Congemas e Fonseas conversam com SNAS

Congemas e Fonseas conversam com SNAS


Congemas e Fonseas conversam com nova Secretária Nacional de Assistência Social

Congemas e Fonseas conversam com nova Secretária Nacional de Assistência Social

 

 

09 de abril de 2021

Representantes do Congemas e Fonseas se reuniram, nesta quinta-feira (08), por meio de ambiente virtual, com nova Secretária Nacional de Assistência Social da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania, Maria Yvelônia dos Santos Araújo Barbosa, nomeada para o comando da SNAS em portaria publicada no último 24 de março.

O encontro, primeiro entre as novas gestões, possibilitou a apresentação das direções e a escuta, pela secretária Maria Yvelônia, dos principais pontos de pauta que levam a preocupação dos que atuam no exercício da garantia à proteção social, na garantia de direitos, para tornar efetiva a Política Nacional de Assistência Social dentro do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Foram abordados temas como: recomposição e regularização do orçamento, priorização da imunização das/dos trabalhadoras/res da Assistência Social, Cadastro Único, Programa Bolsa Família, retirada do Congemas e Fonseas da Comissão Organizadora das Conferências, construção coletiva, pactuações e outros assuntos relativo ao SUAS.

Como uma conversa inicial, o presidente do Congemas, Elias Oliveira, destacou a importância em manter o diálogo aberto e de aprofundar os assuntos colocados, que demandam urgentemente a atenção, em outras reuniões e propôs uma agenda conjunta entre as entidades.

O presidente do Fonseas, Márcio Honaiser, disse entender os esforços da pasta na mobilização para recompor o orçamento do SUAS, mas apontou a preocupação com o cenário atual de desproteção em que coloca estados, como o Maranhão, de volta ao mapa da fome e, consequentemente, reflete o que tem passado os municípios.

A secretária nacional foi receptiva e aberta ao diálogo. Informou estar se apropriando das questões, mas adiantou que com relação à imunização das/dos trabalhadoras/res do SUAS, já acionou o Ministro para falar sobre a situação.

Com relação as outras pautas, Maria Yvelônia concordou que deverão ser aprofundadas e aguarda sua nomeação na Comissão Intergestores Tripartite do SUAS (CIT) e no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) para integrar o diálogo e pactuações nas instâncias.

Participaram também da reunião, da Diretoria Executiva do Congemas, Valdiosmar Santos, Marinalva Broedel e Magali Basili; da Diretoria do Fonseas, Iris Maria de Oliveira e Cyntia Grillo; da SNAS, Miguel Ângelo Gomes Oliveira, diretor do Departamento de Gestão do Sistema Único de Assistência Social – DGSUAS.

 

 

Por Danielle Cantanhede