Congemas participa de Audiência Pública em Defesa do Financiamento do SUAS

Congemas participa de Audiência Pública em Defesa do Financiamento do SUAS

Presidente do Colegiado expôs preocupação das gestões municipais com a falta de recursos para manter ações e serviços ofertados pelo SUAS

Compartilhe este conteúdo:

Congemas participa de Audiência Pública em Defesa do Financiamento do SUAS

Presidente do Colegiado expôs preocupação das gestões municipais com a falta de recursos para manter ações e serviços ofertados pelo SUAS

 

11 de novembro de 2022

O presidente do Congemas, Elias de Sousa Oliveira, foi um dos convidados para participar da Audiência Pública Extraordinária em Defesa do Financiamento da Assistência Social (SUAS), realizada no dia 9 de novembro (quarta-feira), pela Comissão de Legislação Participativa (CLP) da Câmara dos Deputados, no Plenário 3, em Brasília/DF.

Elias Oliveira, que também atua como secretário municipal de Assistência Social no município de Foz do Iguaçu, expôs durante audiência a preocupação das gestões municipais com a falta de orçamento para manter ações e serviços ofertados pelo SUAS, devido ao corte sistêmico dos recursos repassados aos municípios.

Para o presidente do Congemas, “o SUAS entrou em colapso!” devido ao processo contínuo de desfinanciamento iniciado em 2019 “com a aprovação, sobretudo, da Portaria nº 2.362, que institucionalizou o calote na área de Assistência Social” e expressou a imediata preocupação, daqueles/as que operam o SUAS na ponta, com a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) de 2023 que aponta cortes de cerca de 95%. “Me preocupa a LDO de 2023 garantir para os 5.568 municípios nesse país um cofinanciamento mensal, numa linha reta, que não ultrapassa dois mil reais.”, revelou.

O presidente Elias criticou a falta de priorização da Política de Assistência Social pelo atual governo; dos impactos provocados pelo corte dos recursos no comprometimento e apoio, seja na Proteção Social Básica (PSB), seja na Proteção Social Especial (PSE), que deve ser oferecido pela rede socioassistencial à população que dela precisar; e da necessidade de aprovar a PEC 383/2017 (PEC DO SUAS), de autoria do deputado Danilo Cabral, para possibilitar um financiamento mínimo do SUAS, em caráter definitivo e garantido por lei.

Assista fala completa no canal da Câmara dos Deputados/Youtube.

As conselheiras Magali Basile e Penélope Andrade, representantes do Congemas no CNAS, também estiveram presentes juntamente com demais conselheiros/as. A audiência foi incluída na programação do primeiro dia da 312ª Reunião Ordinária do CNAS.

O Coegemas/GO marcou presença na Câmara dos Deputados durante todo o dia. Membros da diretoria realizaram incidência  com parlamentares para votação e aprovação da PEC 383/2017, a PEC DO SUAS, que fortalece o SUAS tornando obrigatório a destinação mínima de 1% da receita líquida da União para o desenvolvimento de ações e manutenção de serviços do SUAS.

 

Por Danielle Cantanhde

Compartilhe este conteúdo: