Dia da Consciência Negra

Dia da Consciência Negra

20 de novembro de 2023

Compartilhe este conteúdo:
 
Dia da Consciência Negra
 
20 DE NOVEMBRO DE 2023
 
 
No Dia da Consciência Negra, o Congemas convida todas/os/es à ação! Vamos levantar a bandeira antirracista, não apenas hoje, mas diariamente, até que as pessoas entendam os impactos do racismo estrutural na nossa sociedade, nas nossas relações profissionais e pessoais, e passem a combatê-lo de forma efetiva.
 
Para entender um pouco sobre o tema, destacamos uma fala do ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, retirada do seu livro Racismo Estrutural:
“Consciente de que o racismo é parte da estrutura social e, por isso, não necessita de intenção para se manifestar, por mais que calar-se diante do racismo não faça do indivíduo moral e/ou juridicamente culpado ou responsável, certamente o silêncio o torna ética e politicamente responsável pela manutenção do racismo. A mudança da sociedade não se faz apenas com denúncias ou com o repúdio moral do racismo: depende, antes de tudo, da tomada de posturas e da adoção de práticas antirracistas", explicou.
 
E para desconstruir essa realidade, separamos algumas práticas importantes indicadas no Pequeno Manual Antirracista, elaborado pela filósofa e ativista Djamila Ribeiro:
Informe-se sobre o racismo; Enxergue a negritude; Reconheça os privilégios da branquitude; Perceba o racismo internalizado em você; Apoie políticas educacionais afirmativas; Transforme seu ambiente de trabalho; Leia autores/as negros/as;
Questione a cultura que você consome; Conheça seus desejos e afetos; Combata a violência racial.
 

Compartilhe este conteúdo: