Dia Internacional Contra a Homofobia, Transfobia, Bifobia, LGBTFobia

Dia Internacional Contra a Homofobia, Transfobia, Bifobia, LGBTFobia

17 de maio de 2023

Compartilhe este conteúdo:

17 DE MAIO

Dia Internacional Contra a Homofobia, Transfobia, Bifobia, LGBTFobia

 

 

17 de maio de 2023

O CONGEMAS manifesta apoio e respeito à liberdade de amar e de se relacionar de cada indivíduo da nossa sociedade, principalmente a comunidade LGBTQIAP+.  Que todas/os/es possam viver suas vidas em plenitude, sem medo, sem preconceitos, sem descriminação, com sua integridade física e moral intacta.

Diante de uma sociedade tão diversa, é preciso cativar a tolerância e se atentar a valores distorcidos e preconceituosos, que não refletem o caráter das pessoas, pelo contrário, diz mais sobre quem se coloca a julgar e das violências que surgem a partir deste momento contra a população LGBTQIAP+.

Desde 2010, o 17 de maio está inserido no calendário brasileiro e é celebrado em memória ao dia em que o termo “homossexualismo” foi excluído da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID) da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1990.

Hoje é um dia para refletir e conscientizar, por isso é preciso expor alguns números como os revelados no “Dossiê de Mortes e Violências contra LGBTI+ no Brasil”, elaborado pelo Observatório de Mortes e Violências Contra LGBTI+ no Brasil, publicado este mês, onde aponta que o Brasil registrou ao menos 273 mortes violentas de pessoas LGBTQIAP+ em 2022, sendo 228 assassinatos, 30 suicídios e 15 de outras causas, como morte decorrente de lesões por agressão. A média do ano passado foi de uma pessoa LGBTQIAP+ morta a cada 32 horas.

É preciso um esforço coletivo para mudar esse cenário, com financiamento em políticas públicas adequadas que atentem à proteção e acolhimento das pessoas LGBTQIAP+ vitimadas, e ao mesmo tempo tenham ações preventivas, de conscientização de todos os grupos e espaços na sociedade.

 

 

SAIBA MAIS

LEIA: Dossiê denuncia 273 mortes e violências de pessoas LGBT em 2022

BAIXE o dossiê no link: https://observatoriomorteseviolenciaslgbtibrasil.org/

 

 

Com informações do Observatório de Mortes e Violências Contra LGBTI+ no Brasil.

Compartilhe este conteúdo: