Dia Internacional das Crianças Desaparecidas

Dia Internacional das Crianças Desaparecidas


25 de maio

 

Dia Internacional das Crianças Desaparecidas

25 de maio

O Congemas reforça a importância da data e do papel dos pais e/ou responsáveis, na vigilância, cuidado e orientação de crianças e jovens para se protegerem diante de uma situação suspeita.

A data tem o objetivo de alertar as pessoas sobre o perigo e sobre todas as questões relacionadas com o desaparecimento de crianças e adolescentes.

De acordo com o S.O.S Crianças Desaparecidas, estima-se que aproximadamente 50 mil jovens desapareçam por ano no Brasil.

Se você tem informações que possam ajudar no caso de algum desaparecimento procure as autoridades e conte tudo o que você sabe. Você pode salvar vidas.

Em caso de desaparecimento não espere 24h! Registre ocorrência imediatamente na delegacia ou ligue 190!

Não deixe esse vazio fazer parte da vida de alguém.

Origem da Data

 

A data foi escolhida em homenagem ao caso de Etan Patz, menino de 6 anos que desapareceu nas ruas de Nova Iorque, enquanto voltava da escola, em 25 de maio de 1979.

A partir de então, anualmente os amigos e familiares de Patz se reuniam na data de seu desaparecimento para conscientizar a população sobre os cuidados que devem ter para evitar o desaparecimento de outras crianças.

Infelizmente, a criança nunca foi encontrada, mesmo com o intenso esforço da polícia e comunidade na época. A partir deste caso, começou a famosa campanha que incluía fotos de crianças desaparecidas nas caixas de leite nos Estados Unidos.

Em 1986, o então presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan, oficializou o dia 25 de maio como uma data dedicada a todas as crianças desaparecidas.

Informações: Calendarr.