Dia Nacional de Combate ao Racismo
18 de novembro de 2023
Compartilhe este conteúdo:
![]() |
Dia Nacional de Combate ao Racismo
18 DE NOVEMBRO DE 2023
Se você sofreu ou presenciou algum crime de racismo ou injúria racial é importante denunciar ligando para o 190 e acionando a Polícia Militar.
Também é possível fazer a denúncia através do Disque100, número disponibilizado pelo Governo Federal para atender crimes contra os direitos humanos.
O racismo se manifesta por meio de inúmeras condutas e pensamentos dos sujeitos e grupos, assim como se evidencia nas práticas institucionais. Uma maneira de constatá-lo é, por exemplo, por meio da desqualificação sistemática e repetitiva da história, da cultura, da identidade e da estética de indígenas e negros, também por meio do silenciamento e/ou negação do conhecimento desses aspectos.
No âmbito do SUAS, os temas relativos à promoção da igualdade e da equidade étnico-racial devem estar presentes nas ações socioassistenciais. Porém, é importante identificar quais estruturas institucionais e sociais trabalham com a temática no território, conselhos, movimentos, coletivos, comunicação popular e outros.
Neste mês entramos na campanha Novembro Negro, voltada ao reconhecimento da contribuição da população e cultura negra em nossa sociedade, e visa fortalecer o enfrentamento ao racismo em todas as suas formas, o que converge com os objetivos e ações socioassistenciais, particularmente as do âmbito da Proteção Social Básica, considerando sua função preventiva a situações de vulnerabilidade, risco social e modificação das estruturas sociais.
Nesse sentido, para uma atuação proativa nos territórios, convidamos a rede socioassistencial para mobilizações, ações planejadas e coordenadas pelo órgão gestor local, para que o debate alcance todos os municípios e o racismo estrutural seja combatido.
"Uma nação se faz com igualdade para todas/os/es!"
Com informações da SNAS/MDAS.
Compartilhe este conteúdo: