Diálogos Congemas recebe UNICEF Brasil (24/09)

Diálogos Congemas recebe UNICEF Brasil (24/09)


Unicef Brasil faz apresentação de pesquisa e lança ferramenta de apoio aos CRAS

Diálogos Congemas recebe UNICEF Brasil

Unicef Brasil faz apresentação de pesquisa e lança ferramenta de apoio aos CRAS

 

 

22 de setembro

Na próxima quinta-feira, 24 de setembro, às 17 horas, o Congemas recebe em sua LIVE SEMANAL, o Fundo das Nações Unidas para a Infância - UNICEF Brasil, para APRESENTAÇÃO DA PESQUISA SOBRE DESAFIOS E BOAS PRÁTICAS EM EMERGÊNCIAS e LANÇAMENTO DA 1ª FERRAMENTA DE APOIO AOS CRAS EM EMERGÊNCIAS.

Vamos conversar com Liliana Chopitea, Chefe de Políticas Sociais e Monitoramento e Avaliação do UNICEF no Brasil; Renata Aparecida Ferreira, Consultora do UNICEF em Proteção Social; e José Arimateia de Oliveira, diretor do Congemas, Secretário Municipal de Assistência Social da Prefeitura de Aratuba/CE.

A professora Jucimeri Silveira, professora da PUCPR, integrante da Frente Nacional em Defesa do Suas, mediará a LIVE.

O Diálogos com o Congemas é um canal de comunicação permanente sobre a Assistência Social no contexto de enfrentamento da Covid19 e já recebeu representações do UNICEF Brasil para debater em outros três diálogos.

 

DIÁLOGOS COM UNICEF BRASIL

A primeira participação foi no 4º diálogo, realizado no dia 16 de junho, com Anyoli Sanabria e Dennis Larsen, chefes dos Territórios da Amazônia e do Semiárido, respectivamente, do UNICEF Brasil, sobre: Os desafios para a garantia da proteção durante a pandemia: novas estratégias e soluções.

A oportunidade serviu para falar sobre as ações adotadas pelo UNICEF para promover condições básicas e garantia de direitos dentro das peculiaridades territoriais brasileiras, durante a pandemia.

A diretora Eldilene Alves, secretária adjunta de Assistência Social do Município de Nhamundá/AM e presidente do Coegemas-AM; e o diretor Josenildo Barboza, secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania de Serra Talhada/PE e presidente do Coegemas-PE, puderam relatar as experiências vivenciadas nos municípios e estados das suas regiões.

 

Assista: DIÁLOGO CONGEMAS E UNICEF - NOVAS ESTRATÉGIAS E SOLUÇÕES

No Diálogo do dia 30 de junho, Luciana Phebo, coordenadora do Território do Sudeste do UNICEF Brasil, e Ana Rita Suassuna, Articuladora de Metrópole do Congemas, debateram sobre: Desafios para a garantia de proteção social durante a pandemia: atuação em territórios periféricos.

As convidadas falaram sobre parcerias e estratégias utilizadas para atender as demandas emergenciais, como ações básicas de distribuição de kits de higiene.

Após o debate principal, Andréia Lauande, presidente do Congemas, e Liliana Chopitea, chefe de Políticas Sociais, anunciaram a cooperação Congemas - Unicef Brasil, com apresentação de pesquisa conjunta voltada à gestão, para identificar os desafios, práticas e lições aprendidas pelos CRAS na pandemia e situações de emergência.

 

 

 

Assista: DIÁLOGOS CONGEMAS E UNICEF - TERRITÓRIOS PERIFÉRICOS

No dia 13 de julho o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completou 30 anos. Pela importância e simbologia de luta que versa a data, o Congemas trouxe ao debate no 8º Diálogos com o Congemas, sobre a temática: Os desafios nos 30 anos do ECA para garantia de proteção integral dos direitos das crianças e adolescentes no SUAS, a professora, Iolete Ribeiro, presidenta do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente - CONANDA, e o ativista Felipe Caetano, conselheiro do UNICEF Brasil e ex-integrante do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes - NUCA.

Um diálogo bastante especial, onde se pode ouvir falas interessantíssimas de quem viveu e vive várias histórias dentro da realidade vivenciada por crianças e adolescentes em situação de violação de direitos.

“Nesse aniversário do Eca a gente comemora a existência dele, mas também devemos se sentir convocados a uma luta de defesa da consolidação da implementação do que nele está previsto.”

Iolete Ribeiro


“A gente vai conseguir traçar políticas públicas para combater o trabalho infantil, o abuso e a exploração sexual, a partir do momento em que a gente começar a ouvir a criança, sua família e a comunidade na qual ela está inserida”.

Felipe Caetano


“Nós entendemos, principalmente dentro do SUAS, a real necessidade de ampliar diálogos constantes para que a gente possa trabalhar a interlocução no parlamento, garantir a retomada de grandes comissões que o Conselho tem, mas, principalmente, que se possa discutir o acolhimento de crianças e adolescentes neste país”.

Andréia Lauande

Assista: DIÁLOGOS COM O CONGEMAS - ECA 30 ANOS

OBS: Todos os diálogos tiveram a honra de contar com a mediação, precisa e esclarecedora, da professora Jucimeri Silveira.

 

SERVIÇO

DIÁLOGOS COM O CONGEMAS

TEMA: APRESENTAÇÃO DA PESQUISA SOBRE DESAFIOS E BOAS PRÁTICAS EM EMERGÊNCIAS. LANÇAMENTO DA 1ª FERRAMENTA DE APOIO AOS CRAS EM EMERGÊNCIAS.

DATA: 24 DE SETEMBRO (QUINTA-FEIRA)

HORÁRIO: 17 HORAS

TRANSMISSÃO AO VIVO PELO FACEBOOK DO CONGEMAS:

https://www.facebook.com/1507913486156823/posts/2866133487001476/ (ACIONE LEMBRETE)

TRANSMISSÃO CRUZADA:

@UNICEFBrasil

@Frentenacionalemdefesadosuas

 

 

Por Danielle Cantanhede