Mato Grosso consegue imunização para profissionais do SUAS
Após solicitação do Coegemas/MT a CIB da Saúde aprovou a pauta e trabalhadores/as começam a ser vacinados/as
Mato Grosso consegue imunização para profissionais do SUAS
Após solicitação do Coegemas/MT a CIB da Saúde aprovou a pauta e trabalhadores/as já podem ser vacinados/as
18 de junho de 2021
Através da luta articulada pelo Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do Estado de Mato Grosso (Coegemas/MT), com diversos setores, o pedido pela priorização da imunização de profissionais que atuam no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) do Estado de Mato Grosso foi atendido na reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) da Saúde, realizada no dia 11 de junho.
O Coegemas/MT encaminhou o OFÍCIO/0025/2021/COEGEMAS/MT para o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems-MT), Marcos Antônio Felipe, onde ressaltou o reconhecimento da assistência social como atividade essencial, mas do seu esquecimento “no que tange ao cenário da pandemia a vida dos servidores da assistência e SUAS”, pelos mesmos não terem sido inseridos na prioridade da vacina.
Segundo Jucelia Ferro, presidenta do Colegiado Estadual, durante a CIB foi feita uma menção à injustiça realizada à Assistência Social por não ter sido colocada como prioridade, mesmo estando junto com a Saúde na linha de frente, desde o início da pandemia.
A pauta teve aprovação unânime. Na avaliação de Marcos Antônio, “O pedido foi aprovado dada a importância destes profissionais que estão atuando diariamente na linha de frente e que deveriam ter sido incluídos como público prioritário no Plano Nacional de Imunização”.
Com a decisão, trabalhadores/as que atuam no SUAS dos 141 municípios do MT já podem ser vacinados/as. De acordo com a presidenta do Coegemas/MT, os municípios já começaram a organizar o processo de imunização e na última quarta-feira (16) já teve, por exemplo, vacinação de profissionais do município de Sorriso/MT.
PLANO NACIONAL DE IMUNIZAÇÃO
Ontem (17), o Projeto de Lei 1.011/2020, que inclui a priorização de profissionais do SUAS no Plano Nacional de Imunização, passou pelo Plenário da Câmara dos Deputados, após análise dos destaques que faltavam. O projeto agora segue para tramitação no Senado Federal.
O presidente do Congemas, Elias Oliveira, reforçou a importância de continuar a mobilização com parlamentares para COLOCAR EM PAUTA E APROVAR, com maior brevidade possível, o PROJETO DE LEI, para garantir a priorização da vacinação dos/as profissionais do SUAS em caráter nacional.
CONFIRA O DOCUMENTO
MATÉRIAS RELACIONADAS
VACINA SUAS - PL segue para Senado
PL que inclui profissionais do SUAS no Plano Nacional de Imunização volta à pauta
Congemas e Coegemas/BA encontram Ministro da Cidadania
Paraná orienta Regionais de Saúde para vacinação de profissionais da Assistência Social
Trabalhadores/as dos CRAS e CREAS são incluídos no Plano de Imunização do Estado de Pernambuco
Vacinação das/os Trabalhadoras/es do SUAS
MANIFESTAÇÃO DO CONGEMAS – IMUNIZAÇÃO
Por Danielle Cantanhede