MDS inicia validação de upload de documentos de famílias unipessoais - Informe Cadastro Único nº. 20
27 de setembro de 2023
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MDS inicia validação de upload de documentos de famílias unipessoais
27 de setembro de 2023
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), publicou no dia 18 de setembro, o Informe Cadastro Único nº. 20, com informações sobre o processo de validação dos documentos de famílias unipessoais carregados no Cadastro Único, conforme estabelecido na Instrução Normativa Conjunta SAGICAD/SENARC/SNAS/MDS Nº 4, de 14 de junho de 2023, que determina a inclusão (upload), nos registros unipessoais, tanto para o cadastramento de novas famílias, quanto para alterações cadastrais, de Documento de identificação com foto e Termo de Responsabilidade de família unipessoal, assinado.
De acordo com o informativo, até 30 de agosto de 2023, mais de um milhão de famílias já realizaram a ação e estão com o upload dos documentos obrigatórios. O MDS vai analisar os dados e iniciar o desenvolvimento de processo de verificação e validação dos documentos carregados pelos municípios, onde será avaliada a adequação e legibilidade dos arquivos digitais.
É importante destacar que os arquivos considerados inadequados serão automaticamente excluídos e a família terá a marcação: Pendência Documentos Rejeitados, tendo o município o prazo de 90 dias para realizar novo upload, de acordo com as regras estabelecidas, ou o cadastro da família será excluído automaticamente .
LEIA INFORME NA ÍNTEGRA AQUI, disponível no site do MDS e do CONGEMAS.
Com informações Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.