No ar Portal Assistência Social nos Municípios

No ar Portal Assistência Social nos Municípios


Lançamento do Portal reúne informações essenciais para planejamento e controle social no SUAS

 

No ar Portal Assistência Social nos Municípios

Lançamento do Portal reúne informações essenciais para planejamento e controle social no SUAS

 

 

18 de agosto de 2021

Está oficialmente no ar o Portal Assistência Social nos Municípios, uma realização do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Núcleo de Direitos Humanos da PUCPR, com apoio do Itaú Social, UNICEF Brasil, Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Frente Nacional em Defesa do SUAS e da Seguridade Social e Frente Parlamentar em Defesa do SUAS, disponível no link: http://assistenciasocialnosmunicipios.org.

O lançamento foi realizado na tarde de ontem (17), de forma virtual, pelo Diálogos com o Congemas, no Facebook. A live iniciou com vídeo sobre o portal (disponível no youtube), e depois foi conduzida pela professora Jucimeri Silveira, coordenadora do projeto pela PUCPR, mediadora dos diálogos.

Com a fala, o presidente do Congemas, Elias Oliveira, agradeceu a gestão anterior do Congemas, nas pessoas de Andréia Lauande (ex-presidenta) e José Crus (ex-vice-presidente), pela idealização e construção do projeto na gestão SOMOS TODOS/AS SUAS”, agora lançado pela gestão atual SUAS CONQUISTA DO POVO BRASILEIRO”, a qual seguirá dando continuidade à iniciativa.

Para Elias, o momento foi bastante significativo, pois o portal irá agregar “uma série de potencialidades que chegam para fortalecer os municípios e a luta pela proteção social no estado brasileiro”.

De acordo com a professora Jucimeri, o Portal Assistência Social nos Municípios reúne uma série de informações, muitas não disponíveis, relevantes para gestão e para o controle social. “Quando falamos em SUAS em números nós não estamos apenas falando de números, estamos traduzindo o que significa o financiamento, a quantidade de benefícios, os serviços geolocalizados. São mais que números, são vidas.”, explicou.

Camila Feldberg, gerente de Fomento do Itaú Social, entidade apoiadora do Projeto, manifestou o sentimento de alegria pelo lançamento e de poder contribuir com a viabilização da plataforma. Ressaltou a relevância de contar com todos os dados que serão disponibilizados pelo portal. “Trabalhar com base em dados faz toda a diferença e a nossa expectativa é que possa orientar de fato o trabalho de tantas gestoras/es públicos no endereçamento das suas questões e desafios.”.

Paola Babos, representante adjunta do UNICEF no Brasil, disse que o portal vem para suprir um “certo vácuo”, pois sempre buscaram informações mais claras, acessíveis e sistematizadas sobre o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Paola destacou o posicionamento do UNICEF e seu envolvimento sempre que for possível, “pois sabemos que investir no SUAS é realmente investir nas crianças brasileiras e em suas famílias.”.

A prefeita de Contagem/MG e vice-presidente de Políticas Sociais da FNP, Marília Campos, confirmou participação no Diálogos com o Congemas, mas teve um imprevisto na hora da live e foi representada por seu chefe de gabinete, Douglas Miranda.

Na avaliação de Miranda, o “portal é de extrema importância, pois traz informações para combater a desinformação, hoje um importante fator de disputa na sociedade”.

Denise Colin, pesquisadora do projeto pela PUCPR e assistente social do Ministério Público do Paraná (MPPR), fez a apresentação do projeto e falou sobre as possibilidades de produzir indicadores, realizar diagnósticos e geolocalizar equipamentos em cada município.

 

O portal foi bastante elogiado durante a transmissão. José Crus, vice-presidente do Cogemas/MG, lembrou através de participação no lançamento pelo chat, que as informações presentes no portal serão muito importantes para “subsidiar os diálogos nas instâncias do SUAS, CIB, CIT, Conselhos e Conferências”, escreveu.

Com transmissão simultânea nas páginas de Facebook do Núcleo de Direitos Humanos da PUCPR (@ndhpucpr), Frente Nacional em Defesa do Suas e da Seguridade Social (@FrentenacionalemdefesadoSUAS) e do Colegiado de Gestores Municipais da Assistência Social do Estado de Minas Gerais (@cogemasmg), a live segue disponível nos canais do Facebook e Youtube do Congemas e pode ser vista e revista a qualquer momento.

 

SAIBA MAIS, ACESSE E ASSISTA!

Portal Assistência Social nos Municípios: http://assistenciasocialnosmunicipios.org

17/08/21 -Lançamento Portal Assistência Social nos Municípios - Diálogos Congemas

https://youtu.be/LZE5b2BMi64

 

Por Danielle Cantanhede