Nordeste/ Em Salvador, abertura do 23º Encontro Regional do CONGEMAS reúne profissionais da assistência social de nove estados nordestinos
15 de agosto de 2023
Em Salvador, abertura do 23º Encontro Regional do CONGEMAS reúne profissionais da assistência social de nove estados nordestinos
15 de agosto de 2023
Mais de 1.300 gestoras/es e trabalhadoras/es da assistência social se reuniram, na noite de segunda-feira (14), em Salvador, para a conferência de abertura do 23º Encontro Regional do Colegiado Nacional de Gestoras/es Municipais de Assistência Social – CONGEMAS, na região Nordeste. A cerimônia de abertura contou com apresentações especiais da Orquestra NEOJIBA, formada por crianças e jovens, e das Ganhadeiras de Itapuã, tradicional grupo cultural da capital baiana.
Com a Conferência de Frei Betto, a Cerimônia de Abertura contou também com a participação do Secretário Nacional de Assistência Social, André Quintão; do Presidente do CONGEMAS, Elias Oliveira; do vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior; da presidente do COEGEMAS/BA, Ediana Dourado; da vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos; entre outras autoridades, além de presidentes dos COEGEMAS dos estados nordestinos.
"Hoje são outros tempos. Estamos aqui mais uma vez para dizer como vamos contribuir para a reconstrução do Sistema Único de Assistência Social — SUAS. Vamos propor, inovar e pensar um sistema que atenda à todos. Por isso esse encontro foi preparado com tanto cuidado. Temos desafios enormes que vão requerer, de todos nós, um grande esforço dos entes federativos. Vamos mudar a realidade desse país e mostrar que é possível construir um país com proteção social e direitos consolidados", pontuou Elias Oliveira, presidente do CONGEMAS.
O vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior, reafirmou a importância do SUAS para a Bahia e para a população brasileira.
"Trabalhadoras na ponta fazem o SUAS acontecer. Hoje temos 33 milhões de brasileiros no mapa da fome e nós estamos trabalhando para reduzir esse número a zero. Quem tem fome não pode esperar. Queremos políticas públicas para transformar a vida das pessoas. É por isso que estamos juntos aqui para valorizar e fortalecer o SUAS", afirmou.
Ao lado das/os presidentes dos nove estados nordestinos, a presidente do CONGEMAS/BA, Ediana Dourado, falou sobre o orgulho da Bahia em acolher o primeiro encontro depois das mudanças do Governo Federal.
"Uma alegria muito grande receber o Nordeste na nossa Bahia. Ressalto a importância da retomada da assistência social pelo Governo Federal, que agora é um parceiro dos estados, municípios e trabalhadores do SUAS. Nós estamos aqui para defender a política de assistência social, que é uma garantia constitucional. Acreditamos que o SUAS é feito pela luta coletiva de gestores, técnicos, usuários e trabalhadores, o que torna esse sistema ainda mais importante para toda a população nordestina e brasileira", disse a gestora municipal.
Vice-prefeita de Salvador e ex-secretária de Promoção Social do município, Ana Paula Matos, ressaltou o caráter fundamental do SUAS para o Brasil. "A assistência social merece um financiamento efetivo, real e capaz de prover as demandas do sistema. Que o trabalho continue sendo feito de forma coletiva para fortalecer a proteção social da nossa população", comentou durante a abertura do encontro.
Durante a conferência de abertura, Frei Betto discursou sobre justiça social e formação política para emancipação da população. A palestra foi acompanhada atentamente pelas/os participantes. Até quarta-feira (16), o 23º Encontro Regional CONGEMAS - Nordeste conta com uma extensa programação.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Nesta terça-feira (15), as/os participantes terão acesso a doze oficinas simultâneas de capacitação, com os seguintes temas: Oficina 1: Gestão do Trabalho, Educação permanente no SUAS e desafios na atualização da NOB/RH/06; Oficina 2: Novas estratégias no Trabalho Social no PAIF e no PAEFI; Oficina 3: Trabalho com coletivos e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, e a integração do PAIF e PAEFI; Oficina 4: Financiamento do SUAS e gestão local; Oficina 5: Gestão da transferência de renda em âmbito local: Cadastro Único e Bolsa Família; Oficina 6: Trabalho Infantil e novas estratégias de enfrentamento; Oficina 7: Questões étnico-raciais, de gênero e diversidade no SUAS: experiências locais; Oficina 8: Vigilâncias Socioassistenciais, desproteções socio-territoriais e aprimoramento no Cadastro Único; Oficina 9: Função da defesa de direitos no SUAS; Oficina 10: Sistema de Garantia de Direitos e as competências do SUAS na aplicação da Lei do Sistema de Garantia de Direitos para Crianças Vítimas ou Testemunhas de Violência (Lei nº 13.431/17); Oficina 11: Políticas de cuidado para Primeira Infância; Oficina 12: Proteção Social à população em situação de rua e o aprimoramento das ações no SUAS.
Já na quarta-feira (16), no período da manhã, serão realizados seis painéis simultâneos com assuntos relacionados ao fortalecimento do SUAS. Sendo: Painel 1: “Financiamento do SUAS, pacto federativo, reforma tributária e a urgência da PEC 383/17”; Painel 2: “Atuação intersetorial na superação da fome e da pobreza no Brasil”; Painel 3: “Regulamentação da atuação do SUAS em emergências e calamidades públicas”; Painel 4: “Proteção Social aos migrantes, refugiados e apátridas: papel do SUAS na acolhida e integração”; Painel 5: “A relação e integração operacional entre o SUAS com o Sistema de Justiça”; Painel 6: “Direito à renda, atuação intersetorial e impactos do novo Bolsa Família”. E, no período da tarde, serão debatidas as experiências municipalistas e o encerramento do 23° Encontro Regional do CONGEMAS - Nordeste.
Por Ítalo Oliveira /DA ASSESSORIA DE IMPRENSA