OUTUBRO ROSA


Congemas apoia campanha de prevenção ao câncer de mama

 

OUTUBRO ROSA

Congemas apoia campanha de prevenção ao câncer de mama

 

13 de outubro

O mês de outubro é reservado para campanha mundial de prevenção ao câncer de mama, um dos tipos mais comum entre as mulheres. A prevenção deve ser feita durante todo o ano, mas no OUTUBRO ROSA há uma intensificação e mobilização para informar e cobrar da sociedade o acesso e a prática de exames regulares que possam conceder o diagnóstico precoce da doença e reduzir a mortalidade entre as mulheres. 

De acordo com Instituto Oncoguia, descobrir precocemente a doença pode aumentar as chances de cura, pois 95% dos casos diagnosticados em fase inicial podem ter cura. Dados da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) informam que das 11,5 milhões de mamografias que deveriam ter ocorrido no ano passado, apenas 2,7 milhões foram feitas. A pandemia do Covid19 é um reflexo da baixa desses números e, por isso, a preocupação é ainda maior, pois o rastreamento e o tratamento para várias mulheres foram prejudicados.

 

INICIATIVAS

Com esse cenário, a SBM lançou no Outubro Rosa a mobilização "Quanto antes melhor". A ideia é chamar a atenção das mulheres para a adoção de um estilo de vida saudável no dia a dia, com a prática de atividades físicas e boa alimentação para evitar doenças, com foco no câncer de mama.

Já o Instituto Nacional do Câncer (INCA) divulgou na última quinta-feira (8/10) sua principal ação, uma palestra virtual no canal do Youtube do instituto, que será realizada no dia 14/10, com o tema: "Câncer de mama: o que toda mulher precisa saber".

A palestra será ministrada pela sanitarista Mônica de Assis, da Divisão de Detecção Precoce e Apoio à Organização de Rede, e visa esclarecer quais medidas devem ser tomadas pelas mulheres, de todas as idades, para prevenir o câncer de mama, quando devem procurar uma unidade de saúde para investigar alterações suspeitas na mama e a faixa etária indicada para se submeter a mamografia de rastreamento (indicada para mulheres sem sinais e sintomas da doença).  As/os participantes poderão enviar perguntas pelo e-mail: webinar@inca.gov.br

 

SINTOMAS

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são nódulo (caroço) fixo e, geralmente, indolor; mudança na posição ou formato do mamilo; vermelhidão, retração ou aparência de casca de laranja na pele do seio; saída espontânea de líquido pelo mamilo e caroços no pescoço ou axilas. 

 

MAMOGRAFIA

A mamografia é a principal tecnologia a serviço das mulheres para o diagnóstico precoce do câncer de mama. É um exame de imagens das mamas, que são obtidas por meio de radiografia. Ele serve para identificar lesões, nódulos, assimetrias e diagnosticar precocemente o câncer de mamas. Estima-se que pelo menos 20% da taxa de mortalidade por câncer de mama foi reduzida graças ao exame de mamografia.

 

O Congemas apoia todas as iniciativas que promovem a saúde e cuidado da mulher.

Outubro Rosa = Prevenção + Amor + Consciência + Cuidado

 

Por Danielle Cantanhede