PL que inclui profissionais do SUAS no Plano Nacional de Imunização volta à pauta

PL que inclui profissionais do SUAS no Plano Nacional de Imunização volta à pauta


Projeto será analisado pelo Plenário da Câmara nesta quinta-feira

 

PL que inclui profissionais do SUAS no Plano Nacional de Imunização volta à pauta

Projeto será analisado pelo Plenário da Câmara nesta quinta-feira

 

 

 

16 de junho de 2021

O Projeto de Lei 1.011/2020, que inclui a priorização de profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no Plano Nacional de Imunização, voltará a ser analisado pelo Plenário da Câmara dos Deputados nesta quinta-feira (17).

O presidente da Frente Parlamentar em Defesa do SUAS, deputado federal Danilo Cabral (PSB-PE), articulou reunião com o presidente da Casa, Artur Lira (PP-AL), e lideranças partidárias, ontem (15) para conversar sobre a pauta. Como definição, ficou acordado por dar prosseguimento da análise do projeto na Câmara.

O PL foi aprovado em abril pelos parlamentares, mas a votação não foi concluída devido à falta de análise de três destaques.  De acordo com Danilo Cabral, autor da emenda que inclui os/as trabalhadores/as do SUAS, a aprovação foi uma vitória, mas “só será completa com o fim da apreciação do texto e sua aprovação no Senado”, afirmou o deputado.

Segundo Cabral, é importante fazer o gesto de reconhecimento à luta dos profissionais no enfrentamento à pandemia.

O Congemas e os Coegemas têm elaborado diversas ações e manifestações nos últimos meses, em especial nas duas últimas semanas, com a mobilização das gestões, de trabalhadores e usuários, para cobrar o reconhecimento do SUAS como serviço essencial na priorização da vacinação dos/as seus/suas profissionais.

Para o presidente do Congemas, Elias Oliveira, “a imunização significa ampliar capacidades dos/as trabalhadores/as em ofertar a proteção social nos seus espaços de trabalho, com segurança”, avaliou.

Com a votação prevista para amanhã, o presidente do Congemas ressalta a importância da colaboração de todos/as na mobilização de parlamentares para a finalização da apreciação do PL na Câmara e, posteriormente, no Senado Federal.

 

 

MATÉRIAS RELACIONADAS

Vacinação das/os Trabalhadoras/es do SUAS

Emenda parlamentar prioriza vacinação do SUAS

MANIFESTAÇÃO DO CONGEMAS PELA IMEDIATA IMUNIZAÇÃO DAS/OS TRABALHADORAS/ES DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

 

 

Por Danielle Cantanhede

Com informações da Assessoria de Comunicação do Deputado Federal Danilo Cabral.