Presidente do Congemas apresenta Palestra Magna em Encontro de gestores/as no RJ

Presidente do Congemas apresenta Palestra Magna em Encontro de gestores/as no RJ

Presidente do Congemas apresenta Palestra Magna em Encontro Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do Estado do Rio de Janeiro

Compartilhe este conteúdo:
 
Presidente do Congemas apresenta Palestra Magna em Encontro Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do Estado do Rio de Janeiro
 
 
 
25 de março de 2022
 
O  Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do Estado do Rio de Janeiro (Coegemas/RJ), promoveu nesta sexta-feira (25), o Encontro Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do Estado do Rio de Janeiro, de forma presencial, no Centro de Convenções SulAmérica- Cidade Nova - Centro/RJ, com o tema “O FUTURO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL NO BRASIL: COMPROMISSOS DOS GOVERNOS NA SUPERAÇÃO DA FOME E DAS DESPROTEÇÕES SOCIAIS”.
 
O presidente do Congemas, Elias Oliveira, foi um dos convidados e fez apresentação de Palestra Magna sobre "O balanço do SUAS no Brasil: impacto da crise, fome e desigualdades”.
Durante a palestra, o presidente apontou elementos importantes para reafirmar a defesa da Política de Assistência Social: destacou a trajetória de cortes públicos; do desfinanciamento do orçamento do SUAS; os retrocessos apresentados por ações e alterações de programas que tendem a concorrer com atendimentos estratégicos da rede socioassistencial e trazem de volta ao cenário o conceito de caridade em detrimento à garantia de direitos dos indivíduos em vulnerabilidade social; e da mobilização necessária para levar à votação a PEC do SUAS (383/2017), em abril. “Nós construímos uma política pública com base na Constituição de 88, como um direito da Cidadania. Tiramos essa política do campo da benevolência, da caridade, da relação do mando e da obediência”, ressaltou.
 
Para Oliveira, o futuro pede que observemos os projetos políticos que estarão em disputa nos estados brasileiros, como os mesmos irão incorporar assistência social na agenda pública e política na gestão dos/as candidatos/as.
 

Para Laura Carneiro, vice-presidenta do Coegemas/RJ e secretária municipal de Assistência Social do Rio de Janeiro, as gestões municipais precisam continuar a denunciar a precarização do SUAS nos municípios fluminenses e confrontar sua politização. “A gente não pode se acostumar com a politização dos serviços, da assistência social. Não é só porque a gente quer a garantia legal, não é só porque a gente tem a luta de muitos e muitos para a construção da LOAS e depois do SUAS, mas, especialmente, porque essa é a nossa responsabilidade como gestores/as.", afirmou a anfitriã do evento.

 
OFICINAS
 

Na parte da tarde foram ofertadas 3 oficinas, onde foram discutidos temas como: 1. Desfinanciamento, subfinanciamento e os impactos da Emenda Constitucional nº 95/19 - Parcerias globais e nacionais para ampliar direitos e proteção social nas cidades; 2. Os impactos da pandemia na ampliação das desproteções sociais - Emergências, Calamidades e Catástrofes: o lugar da Assistência Social; 3. Fluxos migratórios e proteção social no estado brasileiro - A relação do SUAS com o Sistema de Garantia de Direitos e demais políticas.

O evento contou com transmissão ao vivo e está disponível no Youtube, canal Encontro Estadual do COEGEMAS Rio 2022.
 
 
Confira os links:
 
 
Compartilhe este conteúdo: