Programa Parceiro do Idoso

Programa Parceiro do Idoso


Banco Santander abre Edital de Apoio aos Conselhos e Fundos Municipais dos Direitos da Pessoa Idosa 2021

Programa Parceiro do Idoso

Banco Santander abre Edital de Apoio aos Conselhos e Fundos Municipais dos Direitos da Pessoa Idosa 2021

 

 

18 de março de 2021

O Santander abriu Edital de Apoio aos Conselhos e Fundos Municipais dos Direitos da Pessoa Idosa 2021, através do Programa Parceiro do Idoso. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até às 17 horas do dia 07/05/2021 (horário de Brasília), pela plataforma Bússola: https://investidor.bussolasocial.com.br/ponteaponte_santander/editais/parceiro_do_idoso_2021.

Uma das regras para inscrição determina que apenas Conselhos Municipais de Direitos da Pessoa Idosa podem se inscrever e os mesmos terão que estar legalmente implantados e ativos nos municípios, com o fundo cadastrado no Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

O Edital pretende selecionar e apoiar o desenvolvimento de projetos, programas e serviços, dedicados a promoção, proteção e defesa da garantia de direitos da pessoa idosa a partir da oferta de atendimento direto a esta população, conforme a lei que rege a Política Nacional do Idoso e o Estatuto do Idoso.

Até 45 projetos poderão ser selecionados para receber suporte financeiro no valor de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) cada um, conforme disponibilidade dos recursos captados durante o ano de 2021. Os projetos serão apoiados por 1 ano, podendo ser renovados por igual período.

O processo de seleção também levará em conta a diversidade regional e buscará garantir que dos selecionados haja, quando possível, pelo menos um projeto por estado.

Os Conselhos que tiverem seus projetos selecionados pelo Programa Parceiro do Idoso contarão com o apoio do Banco Santander (Brasil) S.A. na divulgação e captação de doações financeiras para a execução dos projetos.

 

PARCEIRO IDOSO

O programa foi criado em 2013 e utiliza o incentivo fiscal previsto no Estatuto do Idoso para fortalecer o sistema de proteção aos direitos da pessoa idosa. Funciona assim, o Banco Santander destina recursos do seu próprio Imposto de Renda aos Fundos Municipais dos Direitos do Idoso e incentiva seus clientes e fornecedores a destinarem parte do seu imposto também. Além disso, ele faz a gestão do programa e acompanha os resultados.

Em 2020, mais de R$ 9 milhões foram destinados à implementação de 59 projetos em 23 cidades de 14 estados brasileiros.

 

SE LIGA NAS DICAS
 

  • Realize sua inscrição utilizando um computador
  • Ao realizar o Cadastro de seu Conselho na plataforma Bússola na pergunta “Tipo de Organização” cadastre seu Conselho como Associação.
  • NÃO DEIXE DE LER o Edital Parceiro do Idoso 2021.

SAIBA MAIS

Edital de Apoio aos Conselhos e Fundos Municipais dos Direitos da Pessoa Idosa 2021

RELAÇÃO DE MUNICÍPIOS CONVIDADOS  - Lista de cidades

 

Materiais e Anexos disponível na Plataforma Bússola

Política Nacional do Idoso (Lei 8842. de 04/01/1994)

Estatuto do Idoso (Lei 10.741 de 01/10/2003)

 

ASSISTA Vídeo com o passo-a-passo de como fazer sua inscrição no sistema Bússola