Secretário Nacional afirma fortalecimento das políticas de Assistência Social é construção coletiva

Secretário Nacional afirma fortalecimento das políticas de Assistência Social é construção coletiva

23º ENCONTRO CENTRO-OESTE

Compartilhe este conteúdo:

CONGEMAS 23º ENCONTRO CENTRO-OESTE

 

Secretário Nacional de Assistência Social afirma que o fortalecimento das políticas de Assistência Social é construção coletiva

 

 

21 de julho de 2023

Encerrou na tarde de quinta-feira (20), no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, o 23º Encontro Regional do CONGEMAS Centro-Oeste, que reuniu gestoras/es da Assistência Social dos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e também Goiás, além de técnicas/os do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.  

O último dia de evento contou com a participação do Secretário Nacional da Assistência Social, André Quintão, que destacou que a reconstrução do Sistema Único de Assistência Social — SUAS só pode ser feita de forma coletiva e os Encontros Regionais e Nacionais são fundamentais para que o governo possa apresentar suas propostas e dialogar com os estados e municípios.

O Secretário afirmou que o Governo Federal voltou a dar prioridade às demandas da Assistência Social, além de dobrar o orçamento e regularizar as transferências automáticas de valores. Também foi criado o Programa de Fortalecimento Emergencial do Atendimento do Cadastro Único, o PROCAD, permitindo a construção do novo Bolsa Família.

“Esse é um evento importantíssimo. É a oportunidade de uma integração com gestoras e gestores da região Centro-Oeste, governos estaduais também. Cada região do Brasil tem suas especificidades e é o momento de escuta, momento também de aprendermos as boas experiências na proteção básica, na proteção especial e nessa combinação entre programas de transferência de renda e os serviços prestados à população”, disse.

Reforçou ainda que o SUAS é uma construção federativa e não existe sem a ampla participação de estados e municípios. “É bom o governo federal estar nas regiões ouvindo, mas também apresentando as suas prioridades. É a integração regional, e mesmo em cada estado a gente tem as especificidades. Então é o momento do ministério aprender. Não se faz política pública de uma sala fechada de Brasília. É conhecendo as pessoas, interagindo que a gente constrói um novo Brasil”, destacou.

 

TROCA DE EXPERIÊNCIAS

A doutora em Assistência Social, professora da PUC do Paraná e assessora técnica do CONGEMAS, Jucimeri Isolda Silveira, durante a Conferência de Encerramento, pontuou que os Encontros Regionais são essenciais para discutir a realidade da região. “No que se refere as desproteções, as dificuldades, os desafios, mas também as potencialidades e as diversidades que a região tem e que são ativos muito importantes para o fortalecimento  e reconstrução do SUAS nacionalmente e em cada região”, explicou.

Conforme a doutora, o principal objetivo é fortalecer, melhorar os processos, aprimorar a gestão e principalmente, ampliar a cobertura dos serviços para proteger mais a população. “Então foi um encontro muito rico, as discussões foram tecnicamente profundas e qualificadas, permitiu um bom debate, um bom diálogo. Nós vamos procurar levar a discussão do Centro-Oeste para o Encontro Nacional, de modo que a região contribua nessa tarefa que é coletiva, corrigir alguns rumos e reconstruir o SUAS na perspectiva de um SUAS inovador, um SUAS que é universal, que protege a população e que sobretudo, muda a vida das pessoas que tem o direito e que dele precisa”, enfatizou.

 

DESAFIOS DO MDS

Técnicas/os do MDS que participaram do encontro, pontuaram que, além da reconstrução do Sistema Único de Assistência Social, outra preocupação do Ministério é repensar os métodos para manter no atendimento e na manutenção dos Centros de Referência da Assistência Social — CRAS.

“Temos o desafio de manter a qualidade desses equipamentos, sobretudo nos últimos anos. É necessário repensar o papel dos CRAS, da equipe técnica e ter um foco na prestação de serviço, e quais serviços devem ser de fato prestados. O que vimos é que os CRAS se transformaram naqueles espaços que se faz de tudo, então, aquele modelo antigo, de 2005, já está defasado”, disse Deborah Akerman.

 

TRABALHO INTEGRADO

O evento iniciou na quarta-feira (19) com o debate de Elias Oliveira, Presidente do CONGEMAS, e Márcia Lopes, ex-Ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Também participaram as presidentas dos COEGEMAS do Mato Grosso, Jucélia Ferro; de Goiás, Carol Palhares e Mato Grosso do Sul, Rosane Moccelin.

Após a Conferência de Abertura, inscritas/os puderam participar de oito painéis e oito oficinas com temas voltados para o fortalecimento do SUAS.

 

Veja os nomes dos facilitadores e painelistas do 23º Encontro Regional do CONGEMAS Centro-Oeste

Sheila Queiroz

Monize Rodrigues

Jacqueline Fernandes

Gisele Carraro

Ana Paula Xavier

Mauro Forlan

Monica Camolezi

Caroline Paranayba

Daniel Shenkel

Hugo Miguel Nunes

Neusa Maria de Oliveira

Regis Spindola

Gisele Rodrigues

Debora Akerman

Fátima Dragoni

Bruno Chaves

Lucienne Alves

Clara de Sá

Luciano Oliveira

Cristina Saito

Jucélia Ferro

Behcara Miranda

Lucineia Soares

Agnaldo Garrido

Aria da Panha

Leila Chaban

Helen Ferreira

Adriana Soares

Rafaella FRança

Vera Lucia Martins

Pde Valdecir Myaer

Luciano Joia

Andreia Lauande

Dra Tatiane

Eliacir Pedrosa

Sheila Pedroso

Maria Carolina Laves

Marli Martins

Marcia Rotili

Gracieli Meira

Rosane Mocelin

Elis Pratis

Kennedy Marques

 

ACESSE GALERIA DE FOTOS AQUI.

 

Por Katiana Pereira /DA ASSESSORIA DE IMPRENSA

Compartilhe este conteúdo: