Setembro Amarelo

10/09-Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

Compartilhe este conteúdo:

 

Setembro Amarelo

Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

 

 

10 de setembro de 2021

No Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, marcado pelo 10 de setembro, o Congemas manifesta mais uma vez apoio à campanha Setembro Amarelo, criada em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), e segue com o compromisso de colaborar na divulgação de informações e ações que busquem dar visibilidade à campanha, este ano com o mote “CRIANDO ESPERANÇA POR MEIO DA AÇÃO”.

Nesse sentido, o Congemas convida todas/os/es a buscarem formas de interação, responsável, para ajudar quem se encontra em momento delicado, tendo de lidar com uma linha tênue de pensamentos que caminham para o ceifar de suas histórias.

Gostaríamos de compartilhar a orientação, simples e super válida, de perguntar sempre: TEM ALGO QUE EU POSSO FAZER PARA TE AJUDAR?

Afinal, o importante mesmo é poder colaborar e ajudar no enfrentamento da situação. Você pode não saber ou entender os motivos para alguém pensar em tirar a prórpia vida, mas é possível que pessoas ao seu redor já tenham tido alguma reflexão neste sentido. De acordo com estudo realizado pela Unicamp, 17% da população brasileira pensou em suicídio em determinado tempo, desses, 4,8% chegaram a fazer um plano a fim de executar a ação. Em muitos casos, é possível evitar que esses pensamentos suicidas se tornem realidade.

Hoje em dia ainda existe certo tabu para conversar sobre o suicídio, mas ele já não é tão forte. Campanhas nacionais e internacionais de prevenção tornaram possível falar abertamente sobre o assunto. Agora, informações ligadas ao tema passaram a ser compartilhadas, possibilitando que as pessoas tenham acesso a diversos conteúdos preventivos.

Para o Setembro Amarelo, ter conhecimento sobre as principais causas e as formas de ajudar pode ser o primeiro passo para reduzir as taxas de suicídio.

Então não se esqueça, se precisar conversar é só ligar de forma gratuita para 188 (CVV) ou indicar o número para quem você sentir que precisa, funciona 24 horas. O e-mail setembroamarelo@cvv.org.br e o chat no site www.cvv.org.br, também são contatos para apoio de quem precisar falar.



Mais informações: https://www.setembroamarelo.org.br

Compartilhe este conteúdo: