SNAS lança vídeo sobre Acolhimento Familiar

SNAS lança vídeo sobre Acolhimento Familiar


Vídeo ressalta a importância e as características do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora

 

SNAS lança vídeo sobre Acolhimento Familiar

Vídeo ressalta a importância e as características do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora

 

 

05 de julho de 2021

Foi lançado hoje (5), pelo canal do YouTube Rede SUAS, vídeo sobre acolhimento familiar de crianças e adolescentes no Brasil, com participação da secretária nacional de Assistência Social, Yvelônia Barbosa; o secretário nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maurício Cunha; o diretor de Proteção Social Especial, Danyel Lima; a coordenadora-geral de Serviços de Acolhimento, Juliany Santos; a dra. Luciana Perez e a assessora, Ana Angélica Campelo.

O vídeo, voltado para dar apoio técnico sobre o tema, ressalta a importância e as características do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, e apresenta os principais resultados da pesquisa “Fatores que favorecem e dificultam a implementação de serviços de acolhimento em família acolhedora nos municípios brasileiros: perspectiva de gestores e equipes técnicas”, finalizada em 2021.

Segundo Maria Yvelônia, o apoio técnico tem o intuito de trazer trocas de experiências, de demonstração de dados, “para que se possa embasar nosso trabalho, e que possamos em pouco tempo, ver o crescimento no Brasil da alternativa de acolhimento por meio do Serviço de Família Acolhedora, que é um atendimento mais individualizado. É um acompanhamento que acreditamos que favorece por esse período em que a criança precisa ficar afastada de sua família ou até ter uma família substituta, acreditamos que a família acolhedora é um espaço confiável para esta criança estar”.

O vídeo foi elaborado por iniciativa do Departamento de Proteção Social Especial, através da Coordenação Geral de Serviços de Acolhimento, em parceria com a Coordenação de Gestão Descentralizada e Participação Social do Departamento de Gestão do SUAS.

 

ASSISTA

Acolhimento familiar de crianças e adolescentes no Brasil

 

 

Por Danielle Cantanhede

Informações: Blog Rede SUAS